Equipamento eléctrico e electrónico

O que fazer no final da sua vida útil?

Por vezes não sabemos bem o que fazer com os nossos aparelhos eléctricos quando a sua vida útil chega ao fim. Neste posto, trazemos-lhe algumas dicas essenciais sobre produtos eléctricos e electrónicos (EEE) para que os possa pôr em prática no seu dia-a-dia. Continue a ler e descubra.

Instruções

Quando se trata de um produto eléctrico, é essencial que leve as suas instruções de utilização.

Reciclar

Uma vez retirada a bateria, levá-la-emos para o local determinado pelos regulamentos locais, também conhecido como “punto limpio”.

Especificações técnicas

Propriedades do produto em questão.

Pilhas

É importante diferenciar os tipos de produtos eléctricos e electrónicos que funcionam com pilhas entre os que são removíveis e os que não o são.

Instruções

Quando se trata de um produto eléctrico, é essencial que tenha as suas instruções de utilização. Estas instruções detalham diferentes aspectos, desde as características do objecto até à sua utilização ou manutenção.

Graças a esta informação, em particular sobre manutenção e utilização, iremos prolongar a vida útil do artigo em questão.

Como reciclá-los?

Antes de mais, lembrem-se que as pilhas removíveis devem ser removidas e depositadas no contentor de pilhas antes de serem depositadas no local apropriado.

Uma vez retirada a bateria, levá-la-emos para o local determinado pelos regulamentos locais, também conhecido como “ponto limpo”.

Especificações técnicas

Outra característica essencial que não pode faltar são as especificações técnicas. Nelas, algumas propriedades do produto em questão são detalhadas, sendo essencial lê-las para fazer uma utilização correcta do dispositivo, tais como voltagem, tipo de bateria ou luz, etc., e assim evitar o mau funcionamento ou encurtar a sua vida útil.

Tipos de produtos operados a pilhas

É importante diferenciar os tipos de produtos eléctricos e electrónicos que funcionam com baterias entre os que são removíveis e os que não o são.

As pilhas removíveis devem ser removidas antes de serem depositadas no “ponto de reciclagem” para uma reciclagem correcta. Estes podem ser reutilizados tantas vezes quantas desejar, pois ao mudar a bateria, esta voltará a funcionar. Recomendamos a utilização de baterias recarregáveis para fazer uma utilização mais sustentável destes artigos.

Aqueles sem bateria removível, ou seja, normalmente com uma célula de botão, têm uma vida útil mais curta. Como as baterias não podem ser substituídas, estes produtos só podem ser utilizados até a bateria se esgotar, e terão de ser reciclados nos pontos especificados nos regulamentos locais. Se possível, devem ser feitas tentativas para remover a bateria e eliminá-la num recipiente adequado para uma reciclagem adequada.