7 dicas para potencializar os produtos no ponto de venda

Cada vez é mais importante melhorar a experiência de compra dos clientes. Continue a ler e descubra as 7 dicas que pode seguir para expor e melhorar as vendas dos produtos em lojas físicas ou online.

Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

1. Venda cruzada

Colocar os produtos por categoria é correto mas já experimentou criar pontos de venda cruzada?

Esta estratégia é um modo de subir a venda de produtos complementares. Por exemplo pode colocar um suporte para velas perto de uma vela do mesmo tamanho, de certeza que se cliente tinha como objetivo comprar um destes produtos acaba por comprar os dois. Esta estratégia é, também, uma forma de facilitar e melhorar a experiência de compra.

Se tem um e-commerce pode criar uma secção de “artigos complementares” para que apareçam como sugestão quando um cliente está a ver a ficha de um produto.

Portavela cristal azul oscuro: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

2. Crie ambientes e coleções

Já lhe aconteceu ver um produto e não lhe chamar à atenção e depois vê-lo conjugado com outros num ambiente que o chama à atenção? Certamente, esta situação já lhes terá passado aos seus clientes.

Existem artigos que não se destacam sozinhos, mas sim quando estão colocados de maneira diferente num ambiente onde se pode ver como conjugam com outros artigos. Por isso mesmo, tente criar espaços onde estes se destaquem e onde o seu potencial esteja à vista de qualquer pessoa. Por exemplo, em vez de juntar todas as jarras com mesmo formato e desenho num só ambiente, separe-as por cores e agrupe-as com produtos que com elas combinem.

Desta forma para além de potencializar os produtos, também vai criar a necessidade ao cliente de comprar outro que combine com o que já tinha idealizado comprar.

Crie um ambiente para cada coleção e coloque uma estante perto, com todos os produtos que utilizou, para que assim o cliente tenha à mão os elementos necessários para criar um espaço semelhante aquele que lhe apresentou.

Estantería cobre: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta
Ambiente cobre: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

3. Melhore a rotação dos produtos

Utilize espaços específicos para colocar os produtos em promoção. Isto ajudará a aumentar a rotação de produtos e a e renovar periodicamente o stock.

Para tal debe ter em conta as zonas frias e quentes da sua loja:

• Zonas frias: são áreas pouco acessíveis e visíveis para os clientes. Por exemplo atrás de um pilar. Aqui deve colocar produtos que tenham muita procura e rotação que se vendem por si mesmos.

• Zonas cálidas: são áreas que se encontram em zona de passagem e que os clientes vão ver sim ou sim. Nestas zonas é recomendável por produtos que tem menor rotação de modo a potencializa-los.

Mude, periodicamente, os produtos e a imagem da sua loja para que esteja não só de acordo com as tendências, mas também, para que sempre esteja com uma imagem que dê ao cliente uma boa sensação e o faça voltar.

Portavela cristal azul oscuro

4. Tenha em conta a colocação dos produtos

A colocação dos produtos nas prateleiras é fundamental para potencializar a sua venda, por isso, apresentamos-lhe 3 aspetos que deverá sempre ter em conta: packaging, organização e altura.

O packaging ou embalagem é um dos pontos que pode marcar a diferença entre si e a sua concorrência. Um produto apresentado em caixa gift chama mais à atenção, que outro que não tem este tipo de embalagem. Ao optar por um bom packaging os seus produtos terão mais destaque e melhor qualidade.

A organização do linear é outro aspeto fundamental. Se o seu linear não estiver organizado os clientes vão ter mais dificuldade em encontrar o que procuram e podem, mesmo, sair da loja sem comprar qualquer produto. Por isso tente sempre manter tudo organizado e com boa imagem.

Por último, a altura a que coloca os produtos também é fundamental para potencializar a venda e por isso mesmo deve decidir que produtos pôr a que altura de modo estratégico. Os artigos que quer que se vendam mais devem estar à altura dos olhos para chamar à atenção do cliente para além de estarem com mais fácil acesso. No entanto, se os produtos que quiser vender forem para crianças, é melhor que os coloque ao alcance das crianças já que são estes que vão pedir para comprar este tipo de produto.

Estantería: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

5. Decore a sua montra

A montra é a primeira imagem que o cliente tem da sua loja e tem influência direta em se este entra ou não.

Ter uma montra chamativa ajuda a destacar os produtos, a criar uma imagem positiva da loja e também a chamar à atenção do cliente. Pode utilizar este recurso para campanhas, como o verão ou Natal.

Dica: crie harmonia escolhendo bem os produtos que quer colocar, as cores, a luz e o os ângulos. É importante que transmita a essência da loja. Não crie uma imagem errada ao oferecer o que não tem. Recomendamos a que a mude a cada 15 dias ou pelo menos mova os artigos de sitio.

Silla beige: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

6. Converta a visita numa experiência

Hoje em dia, ir às compras é também uma forma de passar tempo. Transforme a visita dos seus clientes numa nova experiência que lhe pode criar uma memória positiva e fazê-los regressar.

Como o pode fazer? Utilizando recursos sensórios. Jogue com os aromas, a música, a luz, a decoração e até mesmo a temperatura. Tenha em consideração cada canto para que todos os que entrem se sintam confortáveis e acabem por estar mais tempo na loja. Quanto mais tempo estiverem os clientes mais probabilidades vão existir que comprem algum produto. Faça com que associem um cheiro ou música à sua loja e assim se lembrem da boa experiência que tiveram.

Mikado y vela bambú: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

7. Crie uma comunidade

Faça com que os seus clientes se sintam parte de uma comunidade para que os possa fidelizar.

Consiga dados como o email ou o número de telemóvel e ofereça-lhes vantagens, sempre seguindo uma estratégia. Por exemplo, se quer subir as vendas em lojas físicas ofereça recompensas em compras presenciais.

Também pode enviar informação exclusiva, avisando-os de promoções ou novidades, ou até fazer algum desconto por aniversário.

Se os fizer sentir especiais, serão fieis e vão escolhê-lo sempre antes que a concorrência.

Móvil con instagram: Consejos para potenciar los productos en el punto de venta

Agora que já sabe estas 7 dicas para melhorar a venda dos seus produtos, conte-nos se já as utilizava.