O que fazer com equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) em fim de vida útil

Por vezes não sabemos bem o que fazer com os nossos aparelhos eléctricos quando chegam ao fim da sua vida útil. Neste post, trazemos-lhe algumas dicas essenciais sobre produtos eléctricos e electrónicos (EEE). Continue a ler e descubra tudo.

1. INSTRUÇÕES

Quando se trata de um produto eléctrico, é essencial que este venha com instruções de utilização. Estas instruções detalham diferentes aspectos, desde as características do objeto até à sua utilização ou manutenção.

Graças a esta informação, em particular sobre manutenção e utilização, pode prolongar a vida útil do artigo.

Muebles Kipit para baño

2. COMO RECICLÁ-LOS

Em primeiro lugar, antes de colocar um produto elétrico no seu “ponto de reciclagem”, correspondente, deve retirar as pilhas, se este as tiver, e colocá-las no contentor de pilhas.

Uma vez cumprido este passo, pode finalmente levar o produto elétrico para o “ponto de reciclagem” que a legislação local determine.

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Outra característica, essencial, que não deve faltar são as especificações técnicas. Tal como o nome indica, estas, detalham algumas especificações do produto que são essenciais para evitar tanto a má utilização como o mau funcionamento do produto, mas também para prolongar a sua vida útil. São exemplo de especificações técnicas a voltagem, o tipo de bateria e luz, entre outras.

Muebles Kipit para cocina

4. TIPOS DE PRODUTOS OPERADOS A PILHAS

É importante diferenciar os tipos de produtos eléctricos e electrónicos com pilhas removíveis e que se podem substituir dos que não se pode fazer isto.

As pilhas devem ser removidas antes de depositar o produto no “ponto de reciclagem” correspondente. Se o produto não tiver qualquer tipo de mau funcionamento, pode utilizá-lo novamente, pondo pilhas novas.

Recomendamos a utilização de pilhas recarregáveis para fazer uma utilização mais sustentável destes artigos.

Os produtos em que as pilhas, ou neste caso a bateria, não se possam retirar ou substituir, têm um tempo de vida útil mais reduzido. Assim, estes produtos só podem ser utilizados até que a bateria se acabe. Após isto, devem ser reciclados nos pontos de reciclagem especificados pela legislação local. Se for possível remover a bateria esta deve ser colocada num recipiente adequado para a sua correta reciclagem.

Muebles Kipit para cocina

Depois do que lhe mostramos em relação à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos diga-nos se também os recicla.