Jardim vertical: ideias para ter um espaço natural em casa

Já passou algum tempo desde que o jardim vertical se tornou moda, e a verdade é que em revistas e fotos de Pinterest parece ideal, mas, como podemos conseguir o nosso sem muito esforço?

Neste post explicamos tudo o que precisa para ter um espaço bonito, natural e fácil de manter.

Jardín vertical

1. O que é um jardim vertical?

Um jardim vertical ou muro verde é um muro que incorpora plantas em posição vertical e pode ser instalado tanto no interior como no exterior. Caracteriza-se por ser formada por plantas de várias espécies cultivadas numa estrutura diferente da tradicional.

2. Onde colocar o meu jardim vertical?

Se algo caracteriza este tipo de jardins, é que eles são compatíveis com qualquer sala onde queremos criar mais espaços verdes. Ficarão perfeitos tanto em áreas interiores como exteriores, e isto pode tornar um pouco difícil escolher onde os colocar.

Dentro de casa:

Esta opção é perfeita para casas sem espaço exterior que queiram desfrutar de um canto vegetal. Desta forma, a casa adquirirá um ar muito mais aberto e natural.

Pode ser colocado em quartos como a sala de estar, casa de banho, cozinha ou mesmo no quarto, onde dará um toque de luz de uma forma moderna.

  • Por exemplo, na sala de estarpode ser colocado na parede por cima do sofá, pois é um lugar onde é habitual colocar fotografias ou uma pequena prateleira como uma prateleira. Desta forma, vamos dar um toque de distinção à sala.
  • Outra opção é colocá-lo num canto que temos em desuso para lhe dar um toque de cor, ou numa porta de armário que queremos esconder ou renovar facilmente.
  • Por outro lado, no que diz respeito à cozinha, podemos brincar com os ingredientes vegetais típicos que são normalmente utilizados nas receitas, como mini-jardim, para escolher o tipo de plantas que queremos colocar nesta sala da casa. Além disso, a galeria é também um local onde este tipo de parede estará perfeitamente, dando-lhe uma grande amplitude.
Jardín vertical
  • Na casa de banho, podemos colocá-lo sobre a sanita ou mesmo sobre uma das paredes do chuveiro, se tivermos espaço suficiente para isso, para dar ao quarto um toque de ar fresco.
Jardín vertical
  • Podemos também adicioná-lo no quarto comocabeceira de cama, para obter um toque distinto e criar uma atmosfera relaxada.
Jardín vertical
Jardín vertical

Fora de casa:

As paredes das plantas são perfeitas para criar um espaço exterior acolhedor. Além disso, se não tivermos um grande terraço, são ideais para libertar o chão das panelas e deixar espaço livre para colocar mobiliário de jardim e para sair mais desta área da casa.

Jardín vertical

Também terá um óptimo aspecto em grandes espaços exteriores, dando-lhes mais personalidade e originalidade, e dando um aspecto de continuidade ao pavimento que terá um óptimo aspecto se tiver relva.

Jardín vertical

3. Desenhos para o jardim vertical

Outro ponto a considerar antes de colocarmos a nossa parede vegetal é como queremos colocá-la. Para isso, damos-lhe três ideias perfeitas para qualquer tipo de espaço.

É importante salientar que geralmente falamos de decoração para casas, mas estas dicas também são válidas para escritórios e lojas.

Parede completa

Se quisermos dar um aspecto mais natural, podemos optar por cobrir uma parede inteira com este tipo de decoração. Com isto, conseguiremos dar muita cor e vida à sala.

Jardín vertical

Jardim emoldurado

Podemos usar menos metros de jardim e complementá-lo com uma moldura ao nosso gosto para lhe dar uma impressão de pintura muito original.

Jardín vertical

Jardim de contentores

A terceira opção é colocar vasos em cima das telas do jardim para obter um toque mais pessoal. Além disso, isto dará uma cor extra e dar-lhe-á mais jogo ao escolher o tipo de vaso e planta que deseja combinar.

Jardín vertical

4. Vantagens do jardim vertical artificial

  • São fáceis de manter, por isso são perfeitos para pessoas com muito pouco tempo ou que não têm uma boa mão com plantas. Além disso, são muito bem feitos e têm uma aparência muito realista, por isso à primeira vista não notará qualquer diferença em relação a um natural.
  • O isolador perfeito. Tal como os naturais, reduzem o ruído exterior e mantêm a sua casa isolada.
  • Adeus às preocupações. Se optar por um jardim vertical artificial, não terá de se preocupar com insectos ou que tenha sempre o mesmo aspecto.
  • Baixo custo. O tempo e os custos de instalação são mais baixos. Além disso, existe uma vasta gama de preços que se adequa a todos os orçamentos.
  • Diferentes tamanhos, tipos e texturas. Isto permitir-lhe-á ter uma maior escolha e brincar mais com a sua imaginação quando se trata de a colocar.
jardín vertical

Agora que tem toda a informação necessária para obter o seu jardim vertical, só tem de escolher o seu favorito e dar forma ao espaço que tanto merece.

jardín vertical